18% dos angolanos estão no Facebook

(D.R.)
(D.R.)
(D.R.)

São já mais de 18% os angolanos no Facebook, mas o número tende a crescer com o acesso gratuito à Internet, fruto da parceria entre a operadora de telefonia móvel Movicel e a rede social Facebook. Ambas pretendem facilitar a inclusão digital das pessoas de baixa renda em Angola.

Já são mais de 18% os angolanos com acesso ao Facebook. Este número poderá aumentar com a entrada em funcionamento do novo aplicativo denominado Internet. org, resultado de uma parceria entre a operadora angolana Movicel e a rede social norte-americano Facebook.

A assinatura do protocolo aconteceu esta semana no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Angola é o primeiro país de língua portuguesa a beneficiar do aplicativo que vai facilitar o acesso à Internet de forma gratuita.

Segundo o chefe de departamento para área do desenvolvimento da Movicel, Joel Epalanca, a iniciativa visa ajudar as pessoas, que ainda não têm acesso à Internet, a descobrir o valor das tecnologias de informação e comunicação através desta nova plataforma.

A referida plataforma, à qual pode aceder em www.internet.org, contém quinze itens principais, com destaque para informações sobre saúde, notícias, pesquisas, emprego, prognósticos meteorológicos, mensagens e Facebook. Os clientes da operadora de telemóvel e os usuários dos aplicativos Android terão acesso a formação gratuita nos serviços disponibilizados pelo aplicativo Internet.org.

Segundo o responsável da área de desenvolvimento da Movicel, além de permitir que um maior número de pessoas tenha acesso à Internet sem custos, e criar um comportamento natural de utilização de dados através do acesso gratuito, a operadora tem por objectivo aumentar o número de clientes de dados da empresa, bem como posicionar- se como líder de serviços de dados em Angola, com parcerias em Internet.

Para aceder a este serviço, basta ser cliente Movicel e seguir as instruções que estão disponíveis nos meios de comunicação social e outros pontos e lojas da operadora no País. A aplicação vai ter serviços básicos gratuitos em localidades onde o acesso à Internet pode ser menos económico. Facilita que as pessoas naveguem nos sites seleccionados por Movicel e Facebook, sem qualquer custo de dados móveis.

A Movicel funciona no mercado nacional desde 2003, contando com mais de 3,2 milhões de clientes. Foi a primeira operadora a lançar em África o serviço 4G, em Abril de 2012. A rede social Facebook foi fundada em 2004 e tem por objectivo dar às pessoas o poder de partilhar os seus conteúdos e tornar o mundo mais aberto e conectado. (expansao.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA