Xiaomi Yi. A concorrente low cost da GoPro

Xiaomi Yi. A concorrente low cost da GoPro (D.R)

Custa menos de 100 euros e tem um leque variado de funcionalidades

Xiaomi Yi. A concorrente low cost da GoPro (D.R)
Xiaomi Yi. A concorrente low cost da GoPro (D.R)

Chama-se Xiaomi Yi e é ainda pouco conhecida nos mercados ocidentais. O que não é de admirar: esta action cam, cujo formato compacto fará recordar câmaras de marcas mais populares como a GoPro, foi concebida especificamente para o mercado-natal da empresa, na China.

Por este motivo pode-se dizer que a Xiaomi Yi ainda é um produto de nicho. À semelhança do que a empresa fez em mercados como o dos smartphones, esta câmara também assenta numa relação preço-qualidade agressiva – pode ser adquirida por 75 euros na TinyDeal.com, que nos cedeu o equipamento para testes – e reúne um leque diversificado de funcionalidades.

Mas existem contrapartidas para isto. A primeira está no facto de apresentar um manual de instruções em mandarim, o que dificulta a compreensão básica de muitas das funcionalidades que a câmara inclui. A segunda está na ausência de acessórios complementares como o tripé ou a capa de protecção, embora estes possam ser adquiridos à parte. Estes aspectos, contudo, podem ser facilmente ultrapassados com uma breve pesquisa online.

Elegante e muito compacta, a Yi peca sobretudo pela sua fraca autonomia de bateria. Sem o Wi-Fi activado, a câmara é capaz de registar em média duas horas de vídeo (Full HD, 30fps) antes de esgotar a sua autonomia de vida. Face a isto torna-se recomendável que os utilizadores mais prevenidos levem consigo uma ou duas baterias suplementares para uma utilização despreocupada. O que nos leva ao ponto seguinte: se estiver a pensar em registar vídeos ou imagens, vai precisar de adquirir um cartão microSD à parte. Isto porque a Yi não traz nenhum.

Além dos preços baixos e das suas funcionalidades, a Xiaomi Yi também consegue obter nota positiva na qualidade das imagens por si produzidas. A Yi é capaz de fotografar imagens com 16 MP de qualidade, mas também de filmar vídeos em Full HD (1080p, a 30 frames por segundo). Estas são, aliás, as pré-definições da câmara.

Tirar proveito de todas as características da Xiaomi Yi, enumeradas mais abaixo, poderá revelar-se uma tarefa particularmente desafiante. Isto porque, em primeiro lugar, torna-se necessário entender como configurar a câmara da empresa.

No nosso caso, a configuração foi feita com recurso a um smartphone Android e a uma aplicação complementar, disponível na página da empresa. Além desta aplicação complementar também é necessário activar o Wi-Fi da câmara (a Yi tem um botão dedicado) – sabemos que o Wi-Fi se encontra activo quando a luz indicadora começa a brilhar de forma intermitente.

Dentro da aplicação, o utilizador irá encontrar um ícone (em forma de câmara) que permite conectar o smartphone à Yi. Como alternativa o utilizador também poderá seleccionar a câmara nas redes Wi-Fi disponíveis na sua proximidade – a partir daqui, e sempre que abrir a aplicação, este processo passará a ser automático.

Ao aceder à Xiaomi Yi a partir do telefone o utilizador ganhará acesso à perspectiva visual da câmara e poderá gravar vídeos ou tirar fotografias. Outras funcionalidades acessíveis graças à aplicação incluem a possibilidade de descarregar fotos/vídeos directamente para o telemóvel.

Características técnicas

• Lente angular com 155º (f2.8)

• Sensor de 16 MP (Sony CMOS)

• Módulo Wireless da Broadcom

• Processador Ambarella A7LS

• Bluetooth 4.0

• Suporte para cartões microSD até 64 GB

Funcionalidades & Resoluções da Xiaomi Yi

• Cronómetro programável (3/5/10/15 segundos)

• Modo Snapshot, para vídeos de baixa resolução (10 segundos, VGA) – para partilhas rápidas nas redes sociais

• Permite realizar live-streaming

• 1080p, Full HD (60/48/30/24 frames por segundo)

• 960p (60/48 fps)

• 720p, HD (120/60/48 fps)

• 480p (240 fps)

• Fotografias em 16 MP

Conclusões

O balanço final sobre a Xiaomi Yi é claramente positivo. Apesar da sua fraca autonomia e da ausência de acessórios que se tornaram praticamente standard nas propostas da concorrência, a action camera da Xiaomi consegue contra-balançar estes aspectos oferecendo uma qualidade superior à expectativa causada pelo seu preço, mas também oferecendo um leque muito variado de funcionalidades.  (ionline.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA