Voos são afectados na Bélgica após avaria eléctrica no controle do tráfego aéreo

(REUTERS)
(REUTERS)
(REUTERS)

Mais de 200 voos procedentes ou com destino à Bélgica foram cancelados ou desviados nesta quarta-feira depois que uma pane eléctrica desactivou as operações da Belgocontrol, que controla o tráfego aéreo doméstico.

No aeroporto Zaventem em Bruxelas, o principal do país, filas se formaram nos balcões da Brussels Airlines, a companhia aérea nacional, já que muitos passageiros tentavam mudar seus voos.

A suspensão impediu que voos chegassem ou partissem de todos os aeroportos da Bélgica, embora os aviões ainda pudessem cruzar o país em altitudes mais elevadas, onde o espaço aéreo é controlado pela autoridade de tráfego europeia, a Eurocontrol.

As operações de tráfego aéreo foram retomadas gradualmente a partir das 14h, mas atrasos ainda eram esperados e alguns voos poderão ser afectados na quinta-feira, afirmou o aeroporto de Bruxelas em sua página na Internet.

O aeroporto da capital belga aconselhou os passageiros a verificar informações de voos on-line ou entrar em contacto com sua companhia aérea para mais informações.

Um porta-voz da Belgocontrol disse que a pane eléctrica “também desactivou nossos geradores de emergência, razão pela qual tivemos que limpar o espaço aéreo.” (reuters.com)

por Jan Strupczewski e Haley Reed

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA