Universidade Aberta: Compromisso com a qualidade

Sede da Universidade Aberta, na rua da Escola Politécnica, em Lisboa (Foto: D.R.)
Sede da Universidade Aberta, na rua da Escola Politécnica, em Lisboa (Foto: D.R.)
Sede da Universidade Aberta, na rua da Escola Politécnica, em Lisboa
(Foto: D.R.)

O compromisso da Universidade Aberta (UAb) com a qualidade visa a melhoria contínua, numa abordagem holística que relaciona as diversas valências de forma interdependente, reclamando o envolvimento de todos na definição e no cumprimento dos objetivos da cultura da qualidade.

A cultura da qualidade, que tem vindo a ser instituída, tem subjacente o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade suportado em documentos estratégicos, mecanismos e procedimentos institucionais, bem como as recomendações externas assentes em padrões nacionais, europeus e internacionais.
O plano estratégico da UAb (2011 – 2015) define, entre outros, o objetivo estratégico de “assegurar uma gestão integrada assente em critérios de responsabilidade, valorização da eficiência dos serviços e processos académicos”. O reconhecimento de procedimentos e a referenciação das boas práticas da UAb surgem como indispensáveis à consolidação e sustentabilidade da gestão académica, técnica/tecnológica, administrativa e financeira.
É este o enquadramento das certificações que se perspetivam para 2015.

Em meados de 2011, a UAb foi certificada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) pelo seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Desde então a UAb aprofundou o SGQ mediante a introdução de melhorias nos processos certificados, mas também promovendo o alargamento do âmbito da certificação a novos processos, designadamente os que, sendo transversais à organização, são particularmente exigentes ao nível da articulação dos serviços com as unidades orgânicas/organizacionais, como é o caso dos departamentos.
A consolidação do SGQ da Universidade Aberta passa necessariamente pela renovação da concessão da sua certificação o que ocorreu após a auditoria da APCER, tendo sido recomendada a concessão da certificação. A equipa auditora referiu no relatório que os processos do SGQ estão bem documentados e encontram-se globalmente bem operacionalizados; que os colaboradores demonstram conhecimento do sistema de gestão e aplicam-no no âmbito das suas tarefas e ainda que ficou demonstrada a capacidade de planeamento dos processos e atividades, bem como o esforço de análise e melhoria.

A Universidade Aberta vai avançar, no decurso de 2015, com outras certificações integradoras do seu sistema de Gestão com os referenciais para acreditação dos seus cursos. A candidatura ao 2.º Nível de Excelência da EFQM – “Recognised for Excellence” e a certificação do seu Sistema de Gestão da Segurança da Informação pela norma ISO 27001 vão permitir a adoção de medidas e de ações necessárias, conducentes à consolidação do SIGQ_ UAb.
A UAb acredita que os verdadeiros padrões de qualidade e o seu reconhecimento são alcançados quando a organização promove um trabalho conjunto, participado e quando a instituição incorpora, com naturalidade, uma atitude de melhoria contínua. A UAb sabe que a Qualidade está nas pessoas e que, com o envolvimento de todos, a consolidação da cultura da qualidade será uma realidade. (newsletter uab)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA