Suíça: Ministro José Van-Dúnem aborda cooperação com Fundo Global

MINISTRO DA SAÚDE, JOSÉ VAN-DÚNEM (Foto: Angop)

Genebra – O ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, abordou hoje, sexta-feira, aspectos ligados à cooperação com o Fundo Global, à margem da 68ª Assembleia Mundial da Saúde, que decorre no Palácio das Nações, em Genebra (Suíça).

MINISTRO DA SAÚDE, JOSÉ VAN-DÚNEM (Foto: Angop)
MINISTRO DA SAÚDE, JOSÉ VAN-DÚNEM (Foto: Angop)

Uma nota da representação diplomática em Genebra, enviada à Angop, realça que segundo o governante angolano, durante o encontro com  a direcção do Fundo Global, foi discutido o ponto de apreciação das notas conceptuais da malária, tuberculose e VIH/Sida, doenças às quais aquela organização concede recursos adicionais para a sua prevenção e tratamento.

Indicou que “estamos numa fase interna de apreciação, mas foi chamada a atenção e  recomendada coerência em a nota conceptual frisar o quadro epidemiológico e a situação financeira e macro-económica do país.

Sublinhou que os contactos com o Fundo Global vão continuar até a decisão final sobre o financiamento ou não das propostas apresentadas pelo país.

O Fundo Global, uma parceria internacional público-privada, tem como objectivo atraír e distribuir recursos adicionais para prevenir e tratar do VIH/Sida, tuberculose e malária.

No quadro da sua agenda, o ministro da Saúde manteve também um encontro com o Fundo Gavi, uma organização sem fins lucrativos, que concede apoios à programas de imunização e sistemas de saúde.

O governante angolano participa desde quinta-feira na 68ª Assembleia Mundial da Saúde, que decorre até ao próximo dia 26, sob o tema principal “Construção de Sistemas de Saúde Resilientes”.   (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA