Suíça: Ministro Georges Chikoti em visita para reforço da cooperação

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Pedro Parente)

Genebra – O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, chegou hoje (segunda-feira) à Berna, para uma visita oficial de dois dias à Suíça, visando o reforço da cooperação bilateral.

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Pedro Parente)
MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Pedro Parente)

Durante a sua estada, Georges Chikoti, a frente de uma delegação que integra o embaixador angolano na Confederação Helvética (Suíça), Osvaldo Varela, vai reunir-se terça-feira, com o seu homólogo Suíço, Didier Burkhalter. No final do encontro deverá ser assinado um Memorando de Cooperação Político-Diplomático.

No encontro, os dois interlocutores vão apreciar as relações políticas e económicas entre os dois Estados e a cooperação no domínio migratório, bem como aspectos ligados aos Assuntos Multilaterais e Regionais.

No Plano Multilateral, os ministros vão abordar questões de índole internacional, tendo em atenção que Angola é membro Não-Permanente do  Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2015-2016.

A situação na Região dos Grandes Lagos, assim como o processo de transição na República Centro Africana também estarão no centro das discussões, já que  Angola ocupa a Presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

No capítulo migratório, os governos de Angola e da Suíça concluíram dois acordos sobre a supressão recíproca de vistos para titulares de passaportes diplomáticos e de serviço e sobre a cooperação em matéria de migração, que vigora desde o dia 09 de Abril deste ano.

As trocas comerciais entre os dois países registou, em 2014, 30.3 milhões de Francos Suíços, com a balança a pender para à Suíça, que tem várias empresas a operar em Angola, sobretudo no domínio da prestação de serviços, tais como a SGS, Panalpina, Cotecna e Transorga.

A Suíça tem também investimentos directos no país, através da Nestlé, que possui uma fábrica de lacticínios em Luanda, e do Grupo Trafigura em associação com empresários angolanos, que opera nas áreas de logística e transportes, nas minas de Cassinga e Petróleos.

A Confederação Helvética é composta por 26 Cantões (Estados), com a cidade de Berna como a sede das autoridades federais. O país está situado na Europa Central, e faz fronteira com a Alemanha a Norte, França a Oeste, Itália a Sul, Áustria e Liechtenstein a Leste. Com uma área de 41 mil 285 Km quadrados, tem uma população estimada em 7,8 milhões de habitantes. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA