Sudão: Governo exibe material de guerra capturado na sua vitória em Darfour

BANDEIRA DO SUDÃO (FOTO: Divulgação)

Nyala (Sudão) – O Governo sudanês exibiu em Nyala armamento capturado nas batalhas contra os rebeldes do Darfour, em Nyala, mostrando ao público lança-roquetes, veículos todo-terreno- (4×4), noticia nesta quarta-feira a agência France Press.

BANDEIRA DO SUDÃO (FOTO: Divulgação)
BANDEIRA DO SUDÃO (FOTO: Divulgação)

Lança-roquetes, dezenas de veículos 4×4 capturados aos rebeldes foram exibidos pelo exército sudanês em Nyala para demonstrar uma vitória “decisiva” face à rebelião do Darfour, doze anos após o início desse conflito escreve Tom Little para a AFP.

Quando se aproxima a época das chuvas, altura que se intensificam as acções armadas no Sudão, Cartum finalmente exibiu orgulhosamente o troféu de guerra no coração da capital da província do Darfour do Sul.

Esses jeep 4×4 foram capturados em final de Abril ao Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM), um dos grupos que luta contra o governo em Darfour, à sáiada de uma batalha “indescritível e decisiva”, segundo o major Nimr Khalifa Abdel Hafiz.

O governo informou que capturaram 164 Land cruisers (veículos 4×4, ndlr) equipados com to tipo de armamento, explicou a semana passada este oficial das “Forças de Apoio Rápido”, uma unidade paramilitar ao serviço do regime, aos jornalistas numa visita a Nyala, organizada pelas autoridades de Cartum.

A vitória largamente exibida pelas autoridades sudanesas assevera-se apenas como uma etapa crucial num conflito que assola Darfour desde 2003 quando os rebeldes pegaram em armas para protestar contra a marginalização económica e política que foram votadas pelo regime de Omar el-Bechir, dominado por Árabes.

“Não cessaremos de combater esses criminosos enquanto continuarem a atacar no nosso povo em Darfour”, prometeu um porta-voz da rebelião. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA