Reino Unido: Mais de 260 figuras públicas suspeitas de abuso sexual contra menores (vídeo)

(DR)
(DR)
(DR)

No Reino Unido uma revisão das investigações policiais identificou 1.433 suspeitos em casos de alegado abuso sexual cometido por figuras públicas ou pessoas em instituições como escolas e hospitais.

A polícia disse ter recebido queixas de abuso sexual de menores contra 261 figuras públicas, desde o escândalo Jimmy Savile, um apresentador da BBC, já falecido, denunciado por pedofilia.

“Isso indica que as vítimas sentem mais segurança para denunciar abusos. Podem ter a certeza que agora agimos de forma muito diferente do que acontecia anos atrás”, disse Simon Bailey, responsável pela Proteção de Menores.

Savile, que morreu em 2011 com 84 anos, é suspeito de ter abusado de crianças durante mais de cinquenta anos, muitas vezes, em instituições como escolas e hospitais, onde trabalhou como voluntário.

“Os suspeitos agora assinalados são apenas a ponta do icebergue. Estamos a trabalhar com centenas de pessoas que ainda não fizeram denúncias, dando-lhes apoio para que o façam”, afirmou Graham Wilmer, vítima de abuso e conselheiro.

O apresentador Rolf Harris e o publicista Max Clifford são duas das figuras públicas apanhadas nas malhas da justiça.

O Governo britânico anunciou o ano passado a abertura de um inquérito independente para analisar a forma como as instituições e os organismos públicos trataram crianças nas últimas décadas. (euronews.com)

por Fernando Peneda | com LUSA/REUTERS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA