Reino Unido: Cameron quer referendo sobre saída da UE em 2016

David Cameron (Foto: Dominic Lipinski/PA)
David Cameron (Foto: Dominic Lipinski/PA)
David Cameron (Foto: Dominic Lipinski/PA)

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, planeia antecipar o referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia para 2016, avança o The Guardian.

Tudo aponta para que o referendo seja realizado no Verão de 2016, em julho ou setembro. O objetivo será o de evitar que este se realize na mesma altura das eleições na Alemanha e em França em 2017.

O ministro das Finanças britânico, George Osborne, vai encontrar-se com os homólogos europeus esta terça-feira, em Bruxelas. A questão da adesão à UE da Grã-Bretanha não está na agenda oficial, mas deverá ser discutida informalmente.

O projeto de diploma sobre a realização do referendo deverá ser abordada no discurso da rainha de 27 de Maio para dar depois entrada no Parlamento.

E este poderá não ser o único país a avançar com um referendo à população sobre a permanência na UE. Já esta segunda-feira o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, desafiou a Grécia a levar a cabo um referendo sobre a sua permanência na União. (tvi24.iol.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA