Presidente Joseph Kabila já está em Luanda

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO,JOSEPH KABILA, JÁ EM LUANDA ((Foto: Pedro Parente)

O presidente da RD Congo, Joseph Kabila, chegou a meio da manhã de hoje, a Luanda, a fim de participar na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a ter lugar nesta segunda-feira, na capital do país.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO,JOSEPH KABILA, JÁ EM LUANDA ((Foto: Pedro        Parente)
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO,JOSEPH KABILA, JÁ EM LUANDA ((Foto: Pedro Parente)

A apresentar cumprimentos de boas-vindas ao estadista congolês estiveram, no Aeroporto internacional 4 de Fevereiro, o ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, o director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, bem como cerca de meia centena de cidadãos da RD Congo com cartazes de boas-vindas.

Para participar no evento estão desde domingo, na capital angola, os chefes de Estado da Zâmbia, Edgar Lungu, do Sudão do Sul, Salva Kiir, a Presidente de Transição da República Centro-Africana (RCA), Catherine Samba Panza, bem como o vice-presidente do Sudão, Hassabo Mohamed, e o estadista sul-africano, Jacob Zuma, a título de convidado.

A cimeira tem lugar no Centro de Convenções de Talatona (CCTA) e foi antecedida de três encontros, concretamente dos chefes de Estados Maiores Generais das Forças Armadas e dos chefes dos Serviços de Informação (conjunta), dos ministros da Defesa e das Relações Exteriores (em separado) deste órgão regional.

A República de Angola, na pessoa do seu presidente, José Eduardo dos Santos, assume a presidência da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos, desde 14 de Janeiro de 2014.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994. Fazem parte da organização, Angola, Burundi, RCA, Congo, RDC, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA