Presidente angolano e sul-africano abordam assuntos de interesse comum

PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS (Foto: Francisco Miudo)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, manteve hoje, segunda-feira, na residência protocolar do Hotel Convenções de Talatona, em Luanda, um encontro privado com o seu homólogo da África do Sul, Jacob Zuma, com quem abordou assuntos de interesse bilateral, no quadro do reforço das relações existentes entre ambos países.

PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS (Foto: Francisco Miudo)
PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS (Foto: Francisco Miudo)

Os dois líderes no encontro de cerca de 30 minutos terão passado em revista questões ligadas a região com principal destaque dos últimos acontecimentos ocorridos no Burundi, onde recentemente houve uma tentativa de golpe de estado militar, bem como assuntos de carácter internacional.

Jacob Zuma está em Luanda, para participar hoje, segunda-feira, na qualidade de observador na Cimeira dos líderes da Conferência Internacional sobre. região dos Grandes Lagos, órgão que tem como presidente em exercício o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Esta reunião que deve terminar ainda hoje, vai analisar o estado actual da situação de segurança e humanitária desta sub-região de África, com especial atenção nas Repúblicas do Burundi, Centro Africana, Democrática do Congo, Sudão do Sul e a ameaça de terrorismo na referida zona.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Dela fazem parte Angola, Burundi, República Centro -Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA