Presidente angolano condena tentativa de golpe de estado no Burundi

chefe de estado angolano, José Eduardo dos Santos (ANGOP)
chefe de estado angolano, José Eduardo dos Santos (ANGOP)
chefe de estado angolano, José Eduardo dos Santos (ANGOP)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, condenou hoje, segunda, feira, em Luanda a tentativa de golpe de estado militar levada a cabo há dias na República do Burundi, país membro da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O Chefe de Estado angolano, que assume actualmente à presidência da CIRGL, falava na cerimónia de abertura da Cimeira de líderes deste órgão regional africano que está a analisar a situação de segurança e humanitária da sub-região com especial atenção nas Repúblicas do Burundi, Centro Africana, Democrática do Congo, Sudão do Sul e a ameaça de terrorismo na referida zona.

“Na República do Burundi onde uma crise pré – eleitoral levou a confrontos violentos condenamos energicamente a tentativa de golpe de estado e saudamos a defesa da ordem constitucional pelas forças leais ao presidente da República cuja legitimidade não pode ser posta em causa”, ressaltou o estadista angolano.

O Presidente José Eduardo dos Santos defendeu a necessidade do restabelecimento rapidamente do diálogo neste país com vista a criar condições com o apoio os países da região para que a realização das previstas eleições legislativas e presidenciais tenham lugar de forma ordeira, transparente e credível e que depois seja respeitada a vontade expressa pelos eleitores nas urnas.

A Cimeira que decorre a porta -fechada está analisar a situação de segurança e humanitária desta sub-região de África, com especial atenção nas Repúblicas do Burundi, Centro Africana, Democrática do Congo, Sudão do Sul e a ameaça de terrorismo na referida zona.

Fazem parte da CIRGL Angola, Burundi, República Centro -Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA