Portugal sinalizou 27 menores suspeitos de serem vítimas de tráfico em 2014

Lisboa (Foto: D.R.)
Lisboa (Foto: D.R.)
Lisboa
(Foto: D.R.)

Alguns dos menores suspeitos de estarem a ser traficados foram sinalizados “em trânsito”, ou seja, foram detetados em Portugal, mas estavam de passagem com destino para outro país.

Vinte e sete menores, nove dos quais oriundos de Angola, foram sinalizados no ano passado como presumíveis vítimas de tráfico em Portugal, refere o relatório de 2014 do Observatório de Tráfico de Seres Humanos (OTSH).

Segundo o relatório do organismo do Ministério da Administração Interna, a maioria dos menores sinalizados são oriundos de países comunitários (13), com destaque para a Bulgária (quatro), e africanos (12), nomeadamente Angola (nove).

O documento adianta que à semelhança de 2012 e 2013, alguns dos menores suspeitos de estarem a ser traficados foram sinalizadas “em trânsito”, ou seja, foram detetados em Portugal, mas estavam de passagem com destino para outro país.

O relatório, que apenas faz referência aos 18 registos em fase de investigação pelos Órgãos de Polícia Criminal (OPC), sublinha que as situações de tráfico envolvendo menores dizem respeito a exploração laboral e sexual, mendicidade, adoção e venda.

O mesmo relatório destaca ainda que das nove sinalizações de alegado tráfico para a prática de atividades criminosas, seis reportam-se a menores, que estão associadas à coação para a prática de furtos. (dn.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA