O que significa coaching?

(D.R.)
(D.R.)
(D.R.)

Existem muitas definições para o que significa coaching. A mais usual e que consta da maior parte dos dicionários é: “Um método de dirigir, instruir e treinar uma pessoa ou grupo de pessoas, com o objectivo de alcançar alguma meta ou desenvolver habilidades específicas. Existem muitas formas de realizar o coaching, com distintos tipos de formação e metodologias. Pode incluir discurso e formação motivacional, seminários, workshops e prática supervisionada”.

Benefícios do coaching Com o coaching, o formando (coachee) será capaz de melhorar o seu desempenho no trabalho bem como um conjunto de habilidades através de formação individual dedicada com vista a desenvolver perspectivas de carreira. Pode melhorar de forma significativa cada uma das competências necessárias para um óptimo desempenho da sua função na organização em que se insere.

Regra geral o coaching, numa organização, fica sob a responsabilidade de um supervisor directo ou gerente. No entanto, actualmente, muitas organizações contratam ou subcontratam profissionais externos, especialistas em coaching (denominados coaches), credenciados internacionalmente, para prestarem esse serviço. Os coaches devem saber ouvir, observar e apoiar a capacidade, conhecimento e desenvoltura do coachee (formando).

Os coaches externos devem estar preparados e treinados para oferecer sessões específicas de coaching individual para atender às necessidades individuais, seguindo métodos claros de estabelecimento de normas, objectivos, uso de aprendizagem, feedback e avaliação.

Diferenças entre coaching e mentoring?

Coaching. Geralmente segue o formato de orientação individual que está focada no desempenho do trabalho de cada coachee. O coach aconselha de forma específica o coachee sobre como lidar com e executar uma tarefa específica, fornece- -lhe feedback construtivo e delega tarefas similares, estabelecendo metas ou tarefas de nível mais elevado a serem concluídas. O coaching estabelece uma relação positiva, onde o coachee respeita, confia e se identifica com o coach.

Mentoring. Geralmente segue o formato de aconselhamento e orientação geral para o desenvolvimento de carreira. O mentoring trata de desenvolver uma relação entre um mentor mais qualificado e experiente e um aprendiz inexperiente para que o 1.º oriente o 2.º, ajudando-o a desenvolver o conhecimento e a progredir na carreira. O mentor é, geralmente, alguém que não é o supervisor directo/gerente, dentro da organização, e o ideal é que seja um especialista externo, independente e imparcial, pois dessa forma terá a capacidade de ouvir e interpretar melhor os problemas, dando aos mentorandos (formandos de mentoring) a oportunidade para desabafarem de forma irrestrita, apoiando-os e ajudando-os a alcançar de forma eficiente os seus objectivos. (expansao.ao)

Por: Carlos Vaz, Director internacional da A+ Angola

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA