Natação: Pinotes ambiciona pódio, mas sublinha importância do público

Nadador Angolano Pedro Pinotes quer presença massiva do público para se atingir o pódio (Foto: Antonio Escrivao)
Nadador Angolano Pedro Pinotes quer presença massiva do público para se atingir o pódio (Foto: Antonio Escrivao)
Nadador Angolano Pedro Pinotes quer presença massiva do público para se atingir o pódio (Foto: Antonio Escrivao)

O nadador angolano Pedro Pinotes, a maior referência da selecção nacional que disputará o Zonal IV africano, de 6 a 9 deste mês em Luanda, manifestou-se optimista numa prestação “muito honrosa” por parte dos angolanos, mas adverte para a importância da presença massiva do público para se atingir o pódio.

Em entrevista exclusiva à Angop, segunda-feira à noite, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro (logo após à sua chegada), o capitão do Sporting de Portugal disse que o combinado angolano está consciente das dificuldades a encontrar, a julgar pela qualidade das demais equipas, mas acredita que o factor casa será determinante para a classificação final.

Manifestou-se profundamente satisfeito por Angola assumir a realização desta 13ª edição do Zonal IV, porque, em sua opinião, fará com que os atletas se esforcem mais para não defraudarem as expectativas do público, para valorizarem as boas condições (em termos gerais) disponibilizadas e todo o apoio do Executivo para o êxito da selecção nacional.

“Contudo, contamos com o apoio do público para fazermos que este factor casa seja decisivo. Aliás, penso também que a equipa nacional está ligeiramente melhor, em relação ao ano passado, uma vez que estamos com um maior número de atletas e isto favorece, pelo facto de permitir-nos a amealhar mais pontos e catapultar-nos para o pódio”- adiantou.

O tetra-campeão nacional em Portugal (proeza alcançada o mês passado) recordou que em 2014 (no Uganda) venceu as nove provas em que participou e que este ano o seu objectivo é vencer novamente as oito categorias que vai disputar, para poder ajudar a equipa na pontuação colectiva.

“O facto de eu ser tido como a maior referência actual da natação angolana eleva a minha responsabilidade, tendo em conta que a minha prestação tem muita influência para o grupo. Aos meus colegas, sobretudo os mais novos apelo para o espírito de entrega, dedicação total e boa disposição anímica” – aconselhou.

No SCP desde 2007, Pinotes afigura-se como a maior referência da natação angolana da actualidade por ser 27 vezes campeão absoluto em Angola (este ano), detentor dos mínimos B Jogos Olímpicos (200 e 400 metros estilos), assim como detém os recordes nos 200m e 400m, com os tempos e 2:04.23 e 4:24.99, respectivamente.

Entretanto, é com base nestes fundamentos e em outras conquistas que este nadador se propõe em vencer, a partir de quarta-feira (dia 6), todas as provas que vai disputar no zonal IV de Angola, designadamente os 200, 400 e 800 metros livres, os 50, 100 e 200 metros bruços, os 200 metros mariposa e os 200 metros estilos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA