Ministros das Relações Exteriores e Negócios Estrangeiros da CIRGL reúnem-se sexta-feira

(Foto: Angop)
(Foto: Angop)
(Foto: Angop)

Os ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) vão reunir-se na próxima sexta-feira em Luanda.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores, esta reunião é precedida de uma outra extraordinária do Comité de Ministros da Defesa da CIRGL, que terá lugar esta terça-feira.

As referidas reuniões têm como objectivo analisar a actual situação de segurança prevalecente na região dos Grandes Lagos e preparar a Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL.

Angola é presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes lagos (CIRGL), desde 14 de Janeiro de 2014.

A CIRGL é constituída, actualmente, por onze (11) Estados membros, nomeadamente Angola, Burundi, RCA, Congo, RDC, Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

A CIRGL foi criada em Novembro de 2004, com a assinatura da Declaração de Dar-es-Salam, sobre a Paz, Segurança, Democracia, e Desenvolvimento na região do Grandes Lagos.

Em Dezembro de 2006, dois anos depois da adopção da Declaração de Dar-es-Salam, os Chefes de Estado e de Governo reuniram-se em Nairobi para assinatura do Pacto sobre a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região dos Grandes Lagos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA