Ministro da defesa já no país proveniente de São Tome e Príncipe

JOÃO LOURENÇO - MINISTRO DA DEFESA NACIONAL (Foto: Lino Guimarães)

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, regressou terça-feira a Luanda, proveniente de São Tomé e Príncipe, onde participou de 25 e 26 do corrente mês da 16º reunião dos titulares deste pelouro a nível da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

JOÃO LOURENÇO - MINISTRO DA DEFESA NACIONAL (Foto: Lino Guimarães)
JOÃO LOURENÇO – MINISTRO DA DEFESA NACIONAL (Foto: Lino Guimarães)

Ao balancear a actividade, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante explicou à imprensa que se tratou de uma reunião curta, mas bastante produtiva, e que entre vários assuntos, analisou a situação na Nigéria e no Mali.

De acordo com João Lourenço, porque São Tomé é um país que além de integrar a CPLP está inserido no Golfo da Guine, a reunião deu enfoque a situação político-militar que os países do Golfo vivem, nomeadamente a pirataria e a segurança marítima.

“Vimos também a situação dos países da região dos grandes Lagos, particularmente os que estão em conflito, tais como a República Democrática do Congo (RDC), a Centro Africana (RCA) e os acontecimentos mais recentes que temos vindo a observar no Burundi”, frisou.

Na ocasião, definiu-se também que a 17ª reunião dos ministros da defesa da CPLP será realizada em Timor-Leste.

A 16ª reunião dos ministros da defesa da CPLP (organismo fundado a 17 Julho de 1996), contou com a participação do país anfitrião (São Tomé e Príncipe), Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal Brasil e Timor Leste. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA