Ministro da Defesa do Uganda chega a Luanda

Crispus Kiyonga (DR)
Crispus Kiyonga (DR)
Crispus Kiyonga (DR)

O ministro da Defesa do Uganda, Crispus Kiyonga, chegou hoje, terça-feira, a Luanda, para participar da reunião do Comité de Defesa dos países membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) que visa analisar a paz e segurança nos países membros da comunidade, assolada por alguns conflitos internos.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante ugandês que não prestou declarações à imprensa recebeu cumprimentos de boas vindas de altas individualidades do Ministério da Defesa Nacional.

A reunião de carácter extraordinária, com início marcado para hoje, deverá ser orientada pelo ministro angolano da Defesa, João Lourenço, na qualidade de presidente em exercício deste comité ministerial.

Este encontro foi antecedido por um outro a nível de chefes de Estado Maior General e dos chefes dos Serviços de Informação deste organismo regional, presidido pelo general Geraldo Sachipengo Nunda que defendeu a necessidade de se impulsionar as decisões tomadas pelas partes em conflito em alguns países da região, com vista à instauração de um clima de paz e confiança.

A República de Angola, na pessoa do seu Presidente, José Eduardo dos Santos, assume por dois anos a presidência rotativa da CIRGL, cujo mandato iniciou em Janeiro de 2014.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Fazem parte da CIRGL Angola, Burundi, República Centro -Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA