Malanje: Hospital Municipal de Caculama atende mais de 70 pacientes dia

(Foto: Angop)

Caculama – Setenta e cinco pacientes com patologias diversas, com destaque para febre tifóide, malária, doenças respiratórias e hipertensão arterial, são assistidos em média, diariamente, no Hospital Municipal de Caculama, a 55 quilómetros a leste da cidade de Malanje.

(Foto: Angop)
(Foto: Angop)

A informação foi prestada hoje, à Angop, pelo director do referido hospital, José Ribeiro, tendo acrescentado que a par destas doenças, é também frequente a unidade receber casos de acidentes de viação.

Por outro lado, fez saber que durante o primeiro trimestre do ano em curso, a unidade realizou 8 mil e 149 consultas, sendo 2 mil e 523 em Janeiro, 2 mil e 642 em Fevereiro e 2 mil e 984 em Março.

Deste número, explicou, 608 pacientes foram internados nos serviços de pediatria, cirurgia, medicina e ginecologia obstetrícia, dos quais 544 tiveram alta melhorada, 58 foram transferidos para o hospital geral de Malanje, por estado de gravidade, enquanto que 6 casos de anemia resultaram em mortes.

Referiu que esforços têm sido envidados no sentido de humanização dos serviços de saúde, melhoria do atendimento aos pacientes, com vista a redução do número de ocorrências e de mortes.

Por outro lado, garantiu que a instituição dispõe de medicamentos suficientes para responder a demanda, visto que a direcção provincial tem fornecido fármacos com regularidade.

O hospital municipal de Caculama tem capacidade de 76 camas, funciona com 36 enfermeiros e 9 médicos de nacionalidades cubana e angolana.

O município de Caculama tem uma extensão territorial de 2 mil e 82 quilómetros quadrados e uma população estimada em 29 mil e 37 habitantes, maioritariamente camponesa. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA