Lubango conta com um Centro de Empreendedorismo

Lubango (Foto: D.R.)
Lubango (Foto: D.R.)
Lubango
(Foto: D.R.)

O Centro Local de Empreendedorismo e Serviço de Emprego (Clese) do Lubango, foi inaugurado esta quinta-feira pelo governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, em cerimónia assistida pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.

Localizado no bairro Lucrécia, o centro tem uma capacidade de formar 200 jovens empreendedores por ano, nas disciplinas de capacitação empresarial, assessoria jurídica, contabilística e financeira, informação e orientação profissional, empreendedorismo e criação de negócios.

Jovens maiores de 18 e com uma formação média e superior, vão ainda receber formação nos domínios de marketing e venda, elaboração de plano de negócios bem como receberão kits para iniciar a actividade empresarial.

O centro tem como objectivo disseminar a cultura do empreendedorismo na juventude e nas pequenas e médias empresas nacionais e comporta áreas administrativas, um laboratório de informática, uma incubadora de empresa com capacidade para oito empreendedores.

Entretanto, o ministro António Pitra Neto disse que o Clese e os pavilhões de prestação de serviços são iniciativas que se destinam proporcionar aos quadros e à mão-de-obra nacional as condições de aquisição e aperfeiçoamento de competências, habilidades e atitudes profissionais qualificadas.

O ministro acrescentou que o Clese se propõe ser um embrião de formatação de talentos para a dinamização do sector privado da economia enquanto equipamento e serviços de aprendizagem.

Para além da Huíla, o projecto já contemplou as províncias do Huambo, Cuanza Sul, Benguela, Uíge, Moxico, Malanje, Cabinda, Cuanza Norte e Lunda Norte. (Angop/Expansão)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA