INAD conta com 23 novos especialistas

Director-Geral do INAD, Leonardo Severino Sapalo (Foto: JULIO VILINGA)
Director-Geral do INAD, Leonardo Severino Sapalo (Foto: JULIO VILINGA)
Director-Geral do INAD, Leonardo Severino Sapalo (Foto: JULIO VILINGA)

O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) conta desde hoje, sexta-feira, com 23 novos especialistas em gestão da qualidade em desminagem humanitária, no quadro da melhoria e reforço do trabalho de remoção e destruição de engenhos explosivos.

Na acção formativa, que teve a duração de um mês, participaram técnicos provenientes de 14 províncias.

Neste sentido, foram formados 12 chefes de brigada, três técnicos de processamento de dados, dois oficiais de ligação da Comissão Executiva de Desminagem, igual número de oficiais de ligação, técnicos de pesquisa e controlo de qualidade, um instrutor, assim como um chefe de esquadra.

Em mensagem lida no encerramento, os finalistas reconhecem os esforços do INAD na formação permanente dos seus quadros, visando o êxito da sua actividade.

Afirmaram que, tendo em conta a complexidade do trabalho que realizam, os conhecimentos adquiridos vão ajudar a resolver os problemas verificados no processo de desminagem, através da implementação do Sistema de Gestão de Qualidade.

Comprometeram-se em pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos, tendo em conta a importância da desminagem no processo de desenvolvimento socioeconómico do país.

A cerimónia de encerramento foi orientado pelo director-geral do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Leonardo Severino Sapalo, que apelou aos finalistas no sentido de colocarem em pratica os conhecimentos adquiridos, de forma a se reduzir o índice de acidentes com minas no país.

Durante a formação foram ministrados temas como “a introdução ao sistema de gestão da qualidade”, “construção de processos”, “garantia da qualidade versos controlo de qualidade”,” aceitação por amostragem”, “gestão de risco”, “planeamento e processo da certificação”, entre outros. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA