Huíla: Exploração do Ouro na Jamba começa em 2016

HUILA:PAULA JOAQUIM - DIRECTORA DA INDUSTRIA E GEOLOGIA E MINAS (FOTO: JOSÉ KRITHINAS)

Lubango – O processo de exploração de Ouro na localidade de Limpopo, município da Jamba, 315 quilómetros a leste do Lubango, província da Huíla, inicia em 2016, após a conclusão da fase de prospecção que termina no final deste.

HUILA:PAULA JOAQUIM - DIRECTORA DA INDUSTRIA E GEOLOGIA E MINAS (FOTO: JOSÉ KRITHINAS)
HUILA:PAULA JOAQUIM – DIRECTORA DA INDUSTRIA E GEOLOGIA E MINAS (FOTO: JOSÉ KRITHINAS)

A informação foi hoje, quarta-feira, prestada à Angop, pela directora provincial da Indústria, Geologia e Minas, Paula Joaquim, que disse ter informações que no próximo ano, o processo passará para a fase de exploração, pois a empresa encarregue no projecto, está a terminar a etapa de prospecção, que acaba no final deste ano.

Apesar de não revelar a data exacta do início da exploração efectiva, Paula Joaquim disse estar a bom ritmo a fase de prospecção e tudo indica que venha a acontecer no principio de 2016.

Afirmou que os primeiros resultados da prospecção iniciada em 2012 são animadores, pois apontam para a existência de um produto com qualidade e quantidade, que poderá não só alavancar a economia do país, como melhorar a vida dos nativos.

A responsável afirmou que se trata de um projecto enquadrado no processo de exploração de ferro de Cassinga, paralisado há alguns meses, por motivos desconhecidos.

“A geologia e minas está a contribuir para o processo de diversificação da economia nacional, e com a exploração do ouro na região da Jamba deverá participar no crescimento do país, o que poderá fazer esquecer a queda do preço do petróleo no mercado internacional”, realçou.

Em termos de recursos humanos, Paula Joaquim informou existir quadros capacitados que vão trabalhar na região de Limpopo e outros que serão recrutados.

Relativamente ao processo de prospecção do ouro no município do Chipindo, iniciado em 2014, Paula Joaquim disse que o mesmo decorre a bom ritmo, pois a empresa contratada para o efeito está a realizar um trabalho satisfatório

O município da Jamba tem uma população estimada em 100 mil e 910 habitantes, de acordo com os dados do Censo2014 e conta com três comunas, Sede, Ndongo e Tchamutete. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA