Huambo: Milhares de militantes do MPLA saem à rua em prol da paz

(Foto: JULIO VILINGA)
(Foto: JULIO VILINGA)
(Foto: JULIO VILINGA)

Milhares de militantes do MPLA na província do Huambo saíram hoje, sábado, às ruas desta cidade, para, em marcha, expressar a sua repulsa em relação aos actos de vandalismo, bem como transmitir à população local mensagens que visam a preservação da paz, unidade, reconciliação nacional e a consolidação da democracia em Angola.

Realizada com objectivo de unir os militantes, amigos, simpatizantes do MPLA, bem como todos os amantes da paz e da unidade nacional, a marcha foi encabeçada pelo 1º secretário provincial da organização partidária, Kundi Paihama.

Durante a marcha, iniciada nas proximidades do pavilhão multiuso “Osvaldo Serra Van-Dúnem”, no centro da cidade, e com término no Largo do Mercado Municipal do Huambo (parte baixa da urbe), era visível a entrega e entusiasmo os militantes que entoavam “slogans” como “Viva o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos! O povo do Huambo está contigo”, “viva a paz e a unidade e reconciliação nacional” e “MPLA – revitalizar as estruturas para fortalecer o partido”.

A referência aos sacrifícios para o alcance da paz, em 2002, os ganhos resultantes da sua conquista, os valores da democracia, da unidade, entre outros, foram também ouvidas, ao mesmo tempo que se acenava bandeiras da República e do partido, bem como panfletos com o retrato do Presidente José Eduardo dos Santos.

Camisolas brancas, vermelhas, pretas, bem como cachecóis brancos e vermelhos foram as cores predominantemente exibidas pelos milhares de manifestantes do MPLA.

Os músicos João Afonso, Molongongo, Bela Esanju, Dupla T e os Picantes, deram outro ânimo ao evento, não apenas pelo teor das canções que ajudaram apelar ao reforço da harmonia social, preservação da paz e do resgate dos valores morais, culturais, cívicos e patrióticos, mas também pelo seu ritmo interpretado nos estilos Olundungo, Kunduro e Tchisosi. (portalangop.co.ao)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA