Governo do Bié projecta edificação de um museu

ALVARO CHIMBOTO ALVES, DIRECTOR PROVINCIAL DA CULTURA (Foto: Leonardo Castro)

Cuito – O director da cultura no Bié, Álvaro Alves anunciou hoje, terça-feira, haver iniciativas do governo para a construção de um museu provincial na cidade do Cuito, ainda no presente ano, no âmbito do programa de desenvolvimento da província 2013/2017.

ALVARO CHIMBOTO ALVES, DIRECTOR PROVINCIAL DA CULTURA (Foto: Leonardo Castro)
ALVARO CHIMBOTO ALVES, DIRECTOR PROVINCIAL DA CULTURA (Foto: Leonardo Castro)

Em declarações à Angop, por ocasião do dia Internacional dos Museus assinalado segunda-feira, o responsável, que não precisou datas nem o valor das obras, aferiu apenas que a iniciativa vem em resposta a inexistência de museus a nível da região.

O responsável informou que a preservação dos utensílios, artefactos e outros meios que retratam a vida da região e dos seus antepassados é feita em salas dentro das administrações municipais.

Destacou a prioridade que o governo da província deu na construção de centros culturais a nível dos municípios do interior, frisando que os recintos acolhem, em primeira estancia, todas as realizações recreativas e culturais.

Avançou estar também em curso, a nível das comunas, projectos para a construção de clubes comunitários que permitirão o depósito e conservação do acervo cultural da região planáltica do Bié.

O acervo da província, precisou, retratam o percurso histórico das comunidades, constituindo deste modo o mosaico etnolinguístico da província do Bié, nomeadamente os Ovimbundos, Tutchokes, Songo, Van ganguelas, Ngoia, Buelas e suas variantes. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA