Georges Chikoti na reunião sobre cooperação ONU/Organizações regionais e sub-regionais

Georges Chikoti - Ministro das Relações Exteriores (Foto: António Escrivão)
Georges Chikoti - Ministro das Relações Exteriores (Foto: António Escrivão)
Georges Chikoti – Ministro das Relações Exteriores (Foto: António Escrivão)

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, chegou sábado a Nova Iorque, para participar no Debate Temático de Alto Nível sobre ?Fortalecimento da cooperação entre as Nações Unidas e as Organizações regionais e sub-regionais?, a realizar-se segunda-feira, em Nova Iorque.

Além do presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Sam Kutesa, e do Secretário-Geral da ONU, Ban-Ki-moon, a reunião contará com a participação de vários líderes mundiais e visa a troca de opiniões sobre o reforço dos mecanismos para promoção do entendimento comum e uma coordenação eficaz sobre questões como a prevenção de conflitos e mediação.

A protecção dos direitos humanos, logística e financiamento de forma previsível e sustentável em organizações regionais e sub-regionais, a galvanizção do apoio internacional para a construção de capacidades dessas organizações na prevenção e resolução de conflictos, pacificação, construção da paz e desenvolvimento, também constam da agenda da sessão.

O evento terá dois painéis interactivos, sendo um acerca do reforço da cooperação estratégica entre a ONU e as organizações regionais nas áreas de paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento e outro sobre como galvanizar o apoio das organizações regionais e sub-regionais para a implementação de uma agenda de desenvolvimento pós-2015.

O ministro Chikoti será um dos prelectores do painel que se debruçará sobre o “Reforço da cooperação estratégica entre a ONU e as organizações regionais nas áreas de paz e segurança, e direitos humanos e desenvolvimento”.

Angola foi convidada a participar no evento na qualidade de presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA