Georges Chikoti na 101ª Sessão do Conselho de Ministros da ACP-UE

Georges Chikoti - Ministro das Relações Exteriores (Foto: Pedro Parente)
Georges Chikoti - Ministro das Relações Exteriores (Foto: Pedro Parente)
Georges Chikoti – Ministro das Relações Exteriores (Foto: Pedro Parente)

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participou de 25 a 29 de Maio do corrente mês na 101ª Sessão do Conselho de Ministros ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e 40ª sessão do Conselho de Ministros ACP-UE (África, Caraíbas e União Europeia) em Bruxelas.

De acordo com uma nota de imprensa da representação diplomática de Angola na Bélgica a que a Angop teve acesso hoje (sábado), a delegação angolana contou ainda com a participação do Secretário de Estado do Comércio Álvaro Paixão Júnior, da embaixadora de Angola neste país e junto da UE, Elisabeth Simbrão, entre outros funcionário dos respectivos ministérios.

A nota acrescenta que durante o encontro foram abordadas questões como o processo de ratificação do acordo de Cotonou revisto pela segunda vez e o quadro jurídico sobre a nomeação dos novos subsecretarios-gerais do grupo.

A reunião serviu ainda para analisar questões políticas, sociais e humanitárias, com particular realce para a situação de instabilidade em alguns países e regiões como o Sahel, o corno de África, Grandes Lagos, com especial incidência na República Centro-Africana e no Burundi.

Quanto ao domínio do desenvolvimento económico sustentável e do comércio, foram passados em revisto os acordos de parceria económica (APE), cujas negociações têm vindo a conhecer resultados positivos nas varias configurações, prevendo-se a conclusão para assinatura e ratificação em 2016.

Foram ainda reafirmados os preparativos para uma ampla participação na 3ª conferência Internacional das Nações Unidas sobre o financiamento do desenvolvimento, a decorrer a 13 a 16 de Julho de 2015, em Addis-Abeba e a próxima reunião dos ministros das Pescas ACP (na Namíbia), de 20 a 24 de Julho 2015. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA