Cuando Cubango: Elefantes regressam em massa à Jamba

Manada de Elefantes (Foto: Jorge Monteiro/Portal de Angola)
Manada de Elefantes (Foto: Jorge Monteiro/Portal de Angola)
Manada de Elefantes (Foto: Jorge Monteiro/Portal de Angola)

O ambiente de paz vigente no país, desde 2002, está a permitir o regresso massivo de elefantes para à localidade da Jamba (seu habitat natural),provenientes da Zâmbia e Namíbia, afirmou hoje, quinta-feira, à Angop o admnistrador do município do Rivungo, Júlio Vidigal.

Segundo Júlio Vidigal, nos últimos anos de paz, há uma superpovoação de elefantes no Parque do Luiana e, olhando para a orla do Cuando, pode-se verificar quantidades desses paquidermes a dirigirem-se de forma ‘assustadora’ para este lugar.

O admnistrador da Jamba disse por outro lado que foram colocados fiscais ambientais no Parque do Luiana, de modo a travar os caçadores furtivos, medida que tem resultado tendo em conta a diminuição de abate dos elefantes.

“Nos últimos tempos, manadas de elefantes têm circulado pelas ruas da vila, no período da manhã, numa convivência pacífica com os habitantes da Jamba”, assinalou.

Falando ainda sobre a migração de elefantes para à Jamba, Júlio Vidigal disse que o governador do Cuando Cubango, Higino Carneiro, com apoio de uma aeronave, está a trabalhar para determinar o número de elefantes que habitam na região do Rivungo. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA