Cargueiro iraniano com ajuda para Iémen entra em águas do Golfo de Áden

(AFP)
(AFP)
(AFP)

Um navio do Irão com ajuda humanitária destinada ao Iémen, que navega rumo a um porto iemenita controlado pelos rebeldes, chegou neste domingo ao golfo de Áden, apesar das advertências dos Estados Unidos, informou uma agência iraniana.

O cargueiro “Shahed” transporta 2.500 toneladas de ajuda de primeira necessidade como farinha, arroz, medicamentos e roupas, que são escassos no Iémen devido aos combates.

Os Estados Unidos pediram ao Irão que entregue a ajuda de acordo com as regras da ONU, através da plataforma de distribuição montada no Djibuti, em frente à costa iemenita.

No entanto, o Irão afirmou que havia se coordenado com a ONU para que o navio descarregue no porto iemenita de Hodeida, no Mar Vermelho, sob controle dos rebeldes xiitas huthis.

No barco encontra-se um jornalista da agência iraniana Tasnim, vinculada à Guarda Revolucionária, vários médicos, assim como jornalistas e militantes anti-guerra de Estados Unidos, Alemanha e França.

O capitão do “Shahed”, Masud Qazi Mir-Said, disse que espera chegar a Hodeida no dia 21 de Maio se as condições meteorológicas continuarem sendo favoráveis, informou a agência Tasnim.

Os Estados Unidos anunciaram que vigiavam o cargueiro, o que irritou as autoridades iranianas, que advertiram contra qualquer tentativa de inspeccionar o barco.

A Arábia Saudita, que lidera a coalizão árabe que intervém militarmente no Iémen desde 26 de Março, acusa o Irão de entregar armas à rebelião.

Por sua vez, o Irão afirma que envia apenas ajuda humanitária. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA