Candidata de Cabo Verde, Cristina Duarte, falha liderança do BAD

Cristina Duarte, ministra cabo-verdiana das finanças (DR)
Cristina Duarte, ministra cabo-verdiana das finanças (DR)
Cristina Duarte, ministra cabo-verdiana das finanças
(DR)

A candidatura de Cabo Verde à liderança do Banco Africano de Desenvolvimento não venceu a corrida eleitoral. Cristina Duarte ficou em terceiro lugar entre oito concorrentes.

Cristina Duarte não conseguiu alcançar o lugar de presidente do BAD para o qual se candidatou. Numa reacção imediata à derrota, segundo a agência noticiosa Inforpress, a ministra cabo-verdiana das Finanças e do Planeamento mostrou-se “profundamente orgulhosa” pelos resultados alcançados, ressalvou a vitória de “variáveis de natureza geopolítica” e lamentou que o BAD e a própria África ainda não estejam preparados para presidências femininas.

Relembramos que ontem, Akinwumi Adesina, actual ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Nigéria, venceu a corrida à liderança do BAD e vai assim tornar-se o oitavo presidente da instituição a partir de 1 de setembro, dia em que irá ocupar o lugar de Donald Kaberuka que, nos últimos 10 anos, governou o Banco Africano de Desenvolvimento.

José Maria Neves, o primeiro-ministro cabo-verdiano, também reagiu ao resultado obtido por Cristina Duarte, que faz parte do seu executivo. Para o chefe do governo de Cabo Verde, o arquipélago conseguiu alcançar o seu propósito de promover uma reflexão sobre as mudanças que deveriam ser introduzidas a nível do BAD.

O primeiro-ministro de Cabo Verde reagiu igualmente à polémica em torno do uso do dinheiro público para a campanha de Cristina Duarte: “Nós somos rigorosos e transparentes. No final vamos apresentar um relatório a todos os cabo-verdianos e vão ver que é uma participação irrisória do Estado nesta campanha eleitoral, contrariamente ao que acontece em todo o mundo”, concluiu.

José Maria Neves sublinhou por fim que não há nenhuma razão para Cristina Duarte sar do executivo. (rfi.fr)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA