Bié: Ministro da Reinserção Social garante formação de quadros do sector

João Baptista Kussumua - Ministro da Reinserção Social (Foto: CLEMENTE SANTOS)
João Baptista Kussumua - Ministro da Reinserção Social (Foto: CLEMENTE SANTOS)
João Baptista Kussumua – Ministro da Reinserção Social (Foto: CLEMENTE SANTOS)

O Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars) vai continuar a primar pela formação dos quadros, para melhorar a qualidade dos serviços prestados nos centros de acolhimento para idosos e de assistência a criança menores de cinco anos de idade.

Falando segunda-feira à Angop, no final da sua visita de trabalho, o ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, frisou a entrada em funcionamento do Instituto Superior de Formação de quadro para área social, vocacionado na formação de funcionários do sector e jovens interessados nas áreas como assistentes sociais e educadores de infância, as questões do sector, sobretudo, serão atendidas na base do conhecimento científico.

O projecto, segundo ele, enquadra-se no plano nacional de formação de quadro, que visa essencialmente dar resposta a carência de quadros qualificados nos diversos sectores da vida social, económico, político e cultural.

Além do Instituto superior de formação de quadro para área social, foi ainda criada a escola nacional de formação de quadros básicos, vocacionado na formação de pessoas que trabalham com os idosos, crianças nos centros infantis e outras áreas sociais.

A criação da escola nacional de formação de quadros básicos visa sobretudo garantir uma assistência condigna nos centros infantis e lares de terceira idade a nível do país, assim como contribuir no asseguramento das famílias, através da formação da juventude, mormente a jovem mulher.

Entretanto, pediu ao governo da província do Bié, no sentido de selecionar os candidatos que poderão frequentar no ano lectivo de 2016, a escola superior de formação de quadro para área social e da escola nacional de formação de quadros básicos.

Durante a sua estadia, o ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua manteve encontro com os membros do governo, onde analisou-se assuntos relacionados com estratégia de expansão da rede de equipamentos de atendimento a primeira infância, programa de iniciativa presidencial de apoio às igrejas, programa de formação de técnicos do serviço social e outros.

Monitorização dos programas, projectos e avaliação dos equipamentos, instituto de promoção e coordenação de ajuda às comunidades e o regulamento das organizações não-governamentais, legislação fundamental da acção social e o estado de desminagem na região, mereceram igualmente atenção do ministro. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA