Bié: Diagnosticados 182 casos de Vih/Sida no Cuito

MOBILIZAÇÃO CONTRA O VIH-SIDA, DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS (Foto: Angop)

Cuito – Cento e 82 novos casos de Vih/Sida foram diagnosticados pelas autoridades sanitárias do município do Cuito, durante o I trimestre do ano em curso, nas unidades sanitárias e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) da circunscrição.

MOBILIZAÇÃO CONTRA O VIH-SIDA, DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS (Foto:  Angop)
MOBILIZAÇÃO CONTRA O VIH-SIDA, DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS (Foto: Angop)

Os dados foram avançados hoje, quinta-feira, à Angop, pelo director municipal da saúde no Cuito, Jaime Horácio, quando balanceava as actividades desenvolvidas pelo sector que dirige.

Informou que no período em causa foram testadas 7. 736 pessoas, sendo maior parte destas mulheres que afluíram as unidades sanitárias e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária.

Jaime Horácio informou que as mulheres gestantes atingiram 50 porcento dos casos diagnosticados, situação que preocupa as autoridades sanitárias e administrativas, visto que uma senhora concebida e a viver com vírus do sida, carece de cuidados médicos especiais.

O responsável confirmou a redução de menos 20 casos, em relação ao período anterior, fruto das campanhas de sensibilização que instituição leva a cabo ao nível das comunidades.

Para reduzir os casos de morbi-mortalidade da doença precisou, o programa de luta contra sida irá intensificar as palestras de sensibilização sobre a enfermidade, destacando as formas de transmissão e prevenção da patologia, uso correcto do preservativo, combate ao estigma, bem como a distribuição de milhares de preservativos, panfletos, folhetos e livros que retratam a doença. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA