Benguela: Terapeutas tradicionais capacitados em Caimbambo

Parteiras Tradicionais (Foto: Clementos dos Santos)
Parteiras Tradicionais (Foto: Clementos dos Santos)
Parteiras Tradicionais (Foto: Clementos dos Santos)

Mais de quarenta terapeutas tradicionais, incluindo parteiras, do município de Caimbambo, província de Benguela, foram capacitados hoje (sexta-feira), em matéria sobre medicina tradicional e convencional.

Durante o encontro, inserido no fórum de medicina tradicional, os terapeutas aprimoraram ainda conhecimentos sobre os métodos de prestação dos serviços aos enfermos, os métodos de assepsia, cadastramento, praticas de honestidade, união entre medicina tradicional e convencional.

À margem do encontro, a supervisora provincial da medicina tradicional, Benvinda Jamba Chiwale, reprovou a conduta de alguns terapeutas que cobram preços altos e violam as pacientes, contribuindo na destruturação de lares.

Face a desonestidade, adiantou que está em curso a constituição de delegações municipais que vão ajudar nos serviços de medicina tradicional, visando melhorar a sua qualidade.

Por seu lado, o supervisor provincial de saúde mental, Avantino Sapulo, salientou que ’40 pessoas com doenças mental, num universo de mais de dois mil, foram já reintegrados na sociedade.

A associação provincial de terapeutas tradicionais existe a dois anos, tem filiados 735 terapeutas. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA