Assad perde o controlo das fronteiras com a Turquia e o Iraque

(euronews.com)

O regime de Bashar al-Assad perde o controlo das fronteiras sírias. A norte, a frente Al-Nusra – associada à Al-Qaida – tomou, juntamente com rebeldes islamitas, o controlo do hospital de Jisr al-Shughur, último foco de resistência das forças de Damasco na cidade.

(euronews.com)
(euronews.com)

A província de Idlib, onde se encontra Jisr al-Shughur, é essencialmente controlada pela rebelião e grupos insurgentes tomaram esta semana a maior e última base do Exército sírio na região, que faz fronteira com a Turquia.

A leste, são os extremistas do Estado Islâmico que consolidam o controlo da fronteira com o Iraque.

Os “jihadistas” – que dominam atualmente sobre metade do território sírio – tomaram de assalto o último posto fronteiriço com o país vizinho, em Al-Tanaf, depois da retirada das forças de Assad. Das três passagens fronteiriças para o Iraque, o Estado Islâmico controla duas e a outra está nas mãos de rebeldes curdos.

Depois dos “jihadistas” terem assumido, esta quinta-feira, o controlo de Palmyra, teme-se agora que os combatentes do Estado Islâmico repitam as atrocidades cometidas contra outros monumentos históricos e culturais e destruam também os tesouros arqueológicos da cidade do centro da Síria. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA