Antártida: Plataforma Larsen C a derreter (vídeo)

(DR)
(DR)
(DR)

Uma vasta paisagem de gelo. A plataforma de gelo é denominada Larsen C e as duas plataformas vizinhas, a Larsen A e B já se desintegraram em 1995 e em 2002. Trata-se de uma das maiores plataformas de gelo da Antártida e está sob ameaça de derreter, drasticamente, tanto à superfície como na parte inferior.

Um estudo do instituto British Antarctic Survey concluiu que a plataforma de gelo está a derreter, não só devido ao aumento da temperatura do ar, mas também devido ao aquecimento do oceano. David Vaughan explica: “Quando a Larsen A e B desapareceram, o derretimento dos glaciares acelerou e agora está a contribuir significativamente para o aumento do nível do mar de toda a Antártida. A Larsen C é a maior e se derreter, nas próximas décadas, vai influenciar as previsões do aumento do nível do mar até 2100. Estima-se que o aumento do nível do mar em todo o mundo seja 50 centímetros mais alto em 2100, o que vai causar problemas para as cidades costeiras e de baixa altitude.”

Entre 1998 e 2012 a Larsen C perdeu uma média de quatro metros de gelo e baixou cerca de um metro à superfície. A plataforma recebeu o nome de Carl Anton Larsen, capitão do navio baleeiro norueguês Jason, que navegou por estas águas em 1893.

A Península Antártica é uma das regiões onde o aquecimento é maior, a temperatura aumentou 2 graus centígrados e meio, nas últimas cinco décadas. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA