Angola e Nigéria procuram dinamizar cooperação

Eustáquio Quibato - Embaixador de Angola na Nigeria (Foto: Pedro Parente)
Eustáquio Quibato - Embaixador de Angola na Nigeria (Foto: Pedro Parente)
Eustáquio Quibato – Embaixador de Angola na Nigeria (Foto: Pedro Parente)

Angola e a Nigéria estão a trabalhar para dinamizar as excelentes relações de cooperação entre os dois Estados, declarou nesta quarta-feira, em Abuja o embaixador angolano naquele país africano.

Eustáquio Januário Quibato falava à imprensa angolana enviada a Abuja, capital política da Nigéria, para testemunhar a investidura na sexta-feira de Muhummuadu Buhari, como o décimo primeiro Presidente da República Federativa da Nigéria, eleito em Março passado.

Para o chefe da missão diplomática angolana, “a cooperação entre Angola e a Nigéria não vai se cingir apenas a interesse económico, mas também aos ligados, essencialmente, a estabilidade regional.

Explica ser necessário trabalhar para a dinamização das relações de cooperação entre os dois países, por serem duas economias de enclave, dependentes do petróleo, produto que realiza uma queda de preço no mercado que regista uma baixa de preço no mercado mundial.

Lembrou que a Nigéria detém, actualmente, a presidência da União dos países produtores de petróleos (OPPEP)

O embaixador Eustáquio Quibata afirmou que a Nigéria, pelo seu peso institucional, com destaque na região ocidental, devia partilhar com Angola experiências relativas a políticas de estabilidade e de paz para a região da África central, onde os dois países são membros.

Sublinhou que a instabilidade no nordeste da Nigéria está a ser combatida com a cooperação de uma coligação de forças de países da África central e ocidental, no combate ao Boko Harram. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA