Zimbabwe: Delegação inter-ministerial angolana prepara Cimeira da SADC

SADC (dnangola.com)
SADC (dnangola.com)
SADC (dnangola.com)

Uma delegação inter-ministeral angolana participa desde quarta-feira, em Harare (Zimbabwe), do encontro que visa a preparação da próxima Cimeira da SADC, a decorrerá no final do mês de Abril, nesta cidade.

Chefiada pelo Secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, a delegação angolana integra ainda os secretários de Estado do Comércio e dos Transportes, Alexandre Costa e José Kuvingua, respectivamente, além de incluir também um vasto grupo de técnicos de diferentes departamentos ministeriais.

A cerimónia de abertura da reunião foi presidida pelo Vice-presidente do Zimbabwe, Phelezekele Mphoko, que na ocasião sublinhou a importância do evento, uma vez que ele irá “aplanar o caminho que os diferentes Chefes de Estado trilharão no final de Abril para melhorar a vida das populações dos países da SADC”.

De acordo com este responsável, o Zimbabwe acredita que a SADC é uma organização regional vocacionada para proporcionar o bem estar das populações dos seus estados membros sendo, para isso, é “necessária a união de todos para a aplicação das melhores políticas”.

Durante esta reunião, que deverá terminar sábado, será feito o balanço sobre o estado de aplicação das decisões aprovadas pelos diferentes chefes de Estado na última Cimeira da organização, que decorreu em Agosto de 2014 na cidade zimbabweana de Victoria Falls.

Num outro ponto desta agenda trabalhos, a delegação angolana dará a sua contribuição para a preparação da próxima cimeira cujo tema central será focado na necessidade de elaboração de uma nova estratégia regional sobre a industrialização de forma a melhorar a sua capacidade produtiva.

De acordo com os documentos distribuídos, o grande objectivo que leva à discussão desse tema é o de serem criados mecanismos e estratégias para que os diferentes países deixem de se basear numa economia de consumo e exportação de bens adoptando, em vez disso, uma postura essencialmente virada para o desenvolvimento sustentável com base no aproveitamento de mais-valias.

Participam desta reunião responsáveis ministeriais e técnicos de diferentes departamentos de todos os países membros da SADC. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA