Yuja Wang, o prodígio que vem da China (vídeo)

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

No lindo cenário da Konzerthaus de Viena, acompanhada pela orquestra Tonhalle de Zurique e sob a batuta de Lionel Bringuier, o prodígio Yuja Wang deixou o público de boca aberta com esta execução do concerto número dois de Prokofiev.

“Penso que tenho uma afinidade com Prokofiev porque ele é muito sarcástico, um desafio à autoridade e eu adoro-o. Conheço o neto dele, que vive em Londres e é DJ e compositor”, diz a pianista.

“O concerto número dois significa muito para mim. Ouvi-o pela primeira vez quando tinha 14 anos. Lembro-me de ter ficado arrebatada pela intensidade emocional desta peça. Não há uma única nota que esteja a mais. Todas elas têm um significado. A peça representa uma psicologia conflituosa”.

“O que vejo na minha cabeça é uma bruxa envolta em fumo. Há muita cor, muito fogo de artifício. Mas o significado é negro. Diria mesmo que é fantasmagórico. Psicologicamente é muito potente, chega a ser perturbador, mas eu adoro”.

Nesta peça musical tão complexa, qual o movimento que intimida mais a pianista?

“Todos os movimentos! O que mais impressiona é toda a energia necessária para executar a peça, tanto fisicamente como mental e psicologicamente, porque não pára, do princípio ao fim”.

Além da música, Yuja Wang é viciada em moda e tem também outras grandes paixões. “Os amigos, sem dúvida, e a comida. Os chocolates”.

*“Se todos procuraramos a perfeição, o que não significa não falhar notas, porque não somos máquinas, mas sim um estado de êxtase, algo que mexe com as pessoas, o poder da música que arrebata o público, é disso que estamos à procura. Por isso estou sempre a apanhar aviões de manhã para tocar à noite. Também recebo muito em troca”.
Yuja Wang no Festspiele de Zurique

Yuja Wang vai, novamente, tocar com a orquestra Tonhalle no Festspiele de Zurique, de 24 a 26 de junho, com Gustavo Dudamel a dirigir.

Peças do recital:

Richard Wagner, Vorspiel und Liebestod, de “Tristão e Isolda”.

Richard Strauss, Tod und Verklärung op. 24

Piotr I. Tschaikovsky, Concerto para piano No. 1 em Si Menor.
Ligações:

Wikipedia – Concerto para piano número dois de Prokofiev

Wikipedia – Yuja Wang

Yuja Wang – site oficial

Artigo sobre Yuja Wang (euronews.com)

por Ricardo Figueira | com LUCA VITAL

DEIXE UMA RESPOSTA