Ucrânia: militantes celebram ‘morte’ de Putin diante da embaixada russa

Manifestantes comemoram 'morte' de Putin com lápide depositada diante da embaixada russa em Kiev, em 15 de março de 2015 (Foto de SERGEI SUPINSKY/AFP)
Manifestantes comemoram 'morte' de Putin com lápide depositada diante da embaixada russa em Kiev, em 15 de março de 2015 (Foto de SERGEI SUPINSKY/AFP)
Manifestantes comemoram ‘morte’ de Putin com lápide depositada diante da embaixada russa em Kiev, em 15 de março de 2015 (Foto de SERGEI SUPINSKY/AFP)

Militantes ucranianos depositaram uma lápide de Vladimir Putin, representado como Adolf Hitler, na frente da embaixada da Rússia em Kiev, em referência às recentes especulações sobre o estado de saúde do presidente russo.

Segundo policiais, a lápide de mármore foi presa à calçada com cimento.

Na pedra, a inscrição “V.V 12.03.2015” remete ao presidente Vladimir Vladimirovich e à data de sua morte imaginária. Também estão gravados um insulto e uma suástica, que aparece perto do rosto do presidente russo. Putin está representado com um bigode e corte de cabelo iguais aos de Hitler.

“Este é o dia que muitos ucranianos estavam a espera há muito tempo”, ironizou Sergiy Khadzhynov, de 41 anos, um dos organizadores do ato simbólico, esclarecendo em seguida que se trata de “uma brincadeira”.

“Já que houve, recentemente, rumores sobre se Putin estaria morto, ou não”, completou Khadzhynov, membro do movimento pró-europeu da Praça da Independência (Maidan), em Kiev, que levou à queda do regime do ex-presidente Viktor Yanukovytch, aliado de Moscovo.

Em geral omnipresente na imprensa russa, Putin não aparece em público desde 5 de Março passado, o que gerou boatos nas redes sociais sobre seu estado de saúde.

Ao lado da falsa lápide de Putin, também foram colocados os restos de um foguete detonado, cravos e uma garrafa com líquido vermelho, simbolizando sangue. (afp.com)

DEIXE UMA RESPOSTA