Ler Agora:
Saúde: Há mais doentes a morrer por infeções hospitalares
Artigo completo 2 minutos de leitura

Saúde: Há mais doentes a morrer por infeções hospitalares

(DR)

(DR)

Em 2013, as infeções hospitalares estiveram relacionadas com sete vezes mais mortes do que os acidentes de viação.

Ironicamente, uma ida ao hospital para tratar uma doença grave pode ser fatal. As mortes associadas a infeções hospitalares têm sofrido um grande aumento nos últimos anos, de acordo com o Expresso, e são já mais do que as relacionadas com acidentes de viação (637 vítimas em 2013).

Se, em 2010, a contaminação de material clínico invasivo, como cateteres ou ventiladores, esteve associada à morte de 2.973 doentes, em 2013 o número aumentou 55% e ultrapassou os 4.600.

De acordo com o Expresso, que acedeu aos dados compilados pela Fundação Calouste Gulbenkian, “não foi possível aferir, com total rigor, se a infeção foi a única causa da morte, uma vez que aqueles dispositivos são colocados em doentes com situações clínicas graves”, mas a verdade é que o problema se regista muito mais em Portugal do que no resto da Europa.

Enquanto a média europeia de ocorrência destes casos é de 5,7%, em Portugal chega aos 10,5%. É por isso que a prevenção e controlo de infeções é um dos três desafios do relatório ‘Um futuro para a Saúde’. (noticiasaominuto.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »