Salão Internacional do Automóvel de Genebra (vídeo)

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

Está a decorrer, até 15 de março, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Esperam-se mais de 700.000 visitantes. No certame, que decorre no Palexpo, estão expostos cerca de 130 novos modelos e protótipos de carros.

O “Budii” é um carro elétrico da empresa suíça Rinspeed. Para já é um protótipo mas ele permitirá, aos dois passageiros que viajam no lugares da frente, através de um braço mecânico, revezarem-se ao volante. O carro tem ainda um sensor superior de direção para uma condução sem condutor.

O “Budii” tem também, integrado, um sistema de pagamento de estacionamento através de NFC (Comunicação de Campo Próximo):

“É uma tecnologia nova e vamos ter de adaptar-nos a ela. É como a Internet há 20 anos, também foi um pouco assustador. Hoje os nativos da era digital não conhecem nada para além da Internet. É uma questão de gerações, de adaptação à tecnologia”, explica Frank Rinderknecht, Presidente da Rinspeed.

No exterior, o carro tem câmaras para se ajustar a suspensão à altura do passeio. Este veículo tem também um sistema de verificação do tráfego e condições ambientais para encontrar a melhor alternativa numa condução autónoma.

A construtora Italiana ED mostra neste salão o “Torq” um carro de corrida autónomo e elétrico que pode chegar aos 330 km/h. O carro tem um design pouco convencional, o objetivo é ser o mais aerodinâmico possível.

O “Torq” não tem janelas, até porque o condutor é eletrónico mas há uma pessoa que controla o veículo e que vê o exterior, a 360º, através de um ecrã. Se tiver coragem suficiente pode mesmo assumir o controlo do volante.

Também a Volkswagen mostra a sua visão do futuro com um cupê híbrido, desportivo. O protótipo, daquele que deverá ser o substituto do Volkswagen CC, chama-se Sport Cupê Concept GTE e foi também apresentado nesta exposição.

A nova aposta da marca germânica é uma combinação entre um motor turbo V6, a gasolina, com duas unidades elétricas o que lhe permite uma potência de 379 CV:

“O que vemos, atrás de nós, é um plug-in híbrido cupê de 4 portas, a silhueta do carro dá-nos uma ideia daquilo que ele é, é fácil de conduzir, a parte traseira foi alongada e tem uma forma muito dinâmica. Olhando o carro, de lado, e particularmente, as rodas, é visível a envergadura dos raios das jantes”, adianta Tobias Suhlmann, designer de exteriores da marca.

O Magnata e fabricante de carros, americano, James Glickenhaus apresentou o carro de corrida SCG 003 que correrá pela escuderia Cameron Glickenhaus, este é o terceiro projeto do género do magnata, e começará a competir já em maio nas 24 Horas de Nürburgring. (euronews.com)

DEIXE UMA RESPOSTA