‘Roteiros’ Requisitos de um Presidente da República, segundo Cavaco

(DR)
(DR)
(DR)

Mais recente volume dos ‘Roteiros’ é publicado esta segunda-feira no site da Presidência da República.

Cavaco Silva explica, no prefácio dos ‘Roteiros’, quais as características fundamentais que o próximo Presidente da República deverá ter.

No texto, citado pelo Diário de Notícias, o Chefe de Estado diz que é aconselhável que o próximo Presidente “tenha alguma experiência no domínio da política externa e uma formação e capacidade e disponibilidade para analisar e acompanhar os dossiês relevantes para o país”.

Sem mencionar o plano da política interna, mesmo faltando poucos meses para a realização de eleições legislativas, Cavaco Silva refere ainda que “no plano externo” é indispensável que haja uma “adequada coordenação e concertação [do Presidente] com o Governo, de forma a assegurar a sintonia de posições entre os dois órgãos de soberania na defesa dos interesses nacionais”.

No mesmo documento, o Presidente da República refere todas as visitas que fez e recebeu desde maio do ano passado e sublinha a visita do presidente alemão a Portugal, visita esta que Cavaco garante ter sido de “grande relevância” na “afirmação da imagem positiva de Portugal na Alemanha”.

Cavaco revela ainda que o seu papel foi também o de “explicar, junto das mais variadas geografias, instituições internacionais e líderes políticos, a execução do programa de assistência financeira, em ordem a suscitar a confiança dos nossos parceiros e investidores, ganhar credibilidade no plano externo e conseguir apoios para as posições portuguesas”.

“Fi-lo em dezenas de encontros”, garante Aníbal Cavaco Silva. (noticiasaominuto.com)

DEIXE UMA RESPOSTA