Produção de resíduos no país estimada em 0,46 quilogramas por habitante

produção de lixo elevado em Angola (Foto: ANGOP)
produção de lixo elevado em Angola (Foto: ANGOP)
produção de lixo elevado em Angola (Foto: ANGOP)

A produção per capita de resíduos em Angola está estimada em 0,46 quilogramas dia – disse hoje, em Luanda, o director do gabinete jurídico da Agência Nacional de Resíduos, Nermándio Cruz.

Em declarações à Angop, a fonte deu a conhecer que anualmente esta cifra atinge as 3,5 milhões de toneladas de lixo e apresentam, na sua composição, elevado volume de areia e matéria orgânica.

A fonte, que não precisou as cifras por outras províncias, adiantou que luanda é a mais poluidora do país, sobretudo as zonas de maior concentração populacional, com acúmulos de detrito.

Explicou que esta realidade é consequência de dificuldade de acesso a certas áreas da cidade, aumento acelerado da densidade populacional nos grandes centros, crescimento habitacional desordenado e a ineficácia das operadoras de limpeza.

“O executivo, face à alarmante situação dos resíduos, aprovou no ano passado a Agência Nacional de Resíduos pelo decreto presidencial 85/14 de 24 de Julho, para o tratamento do lixo”, precisou.

Asseverou que, com a agência, ficará mais fácil tratar adequadamente a gestão de resíduos potencialmente recuperáveis e reutilizáveis em recursos valiosos.

Apresentar um novo método para estimar quantidades como massa e volume e reconhecer aspectos gerais, envolvendo o impacto ambiental do uso e descarte de embalagens, conforme o detrito, são métodos que Nermândio Cruz acredita mudarem a imagem de luanda. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA