Primeiro Vice-Presidente cubano em Luanda proveniente da África do Sul

Primeiro Vice-Presidente cubano, Miguel Diaz-Canel Bermúdez (radioreloj.cu)
Primeiro Vice-Presidente cubano, Miguel Diaz-Canel Bermúdez (radioreloj.cu)
Primeiro Vice-Presidente cubano, Miguel Diaz-Canel Bermúdez (radioreloj.cu)

O Primeiro Vice-Presidente cubano, Miguel Diaz-Canel Bermúdez, chegou, ao princípio da tarde de hoje, terça-feira, a Luanda, proveniente da África do sul, com vista a efectuar uma visita de trabalho de três dias, destinada ao reforço das relações de cooperação entre as Repúblicas de Angola e Cuba.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o visitante recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chicoti, acompanhado do governador provincial de Luanda, Graciano Domingos, e de membros da Embaixada de Cuba no país, encabeçados pela embaixadora, Gisela Garcia Riveira.

Segundo o programa da visita, ainda para hoje, no período da tarde, está previsto que o responsável cubano visite o Memorial António Agostinho Neto, onde vai depositar uma coroa de flores em memória ao primeiro Presidente de Angola, seguindo-se a audiências na Cidade Alta, Palácio Presidencial.

Durante a visita, Miguel Diaz-Canel Bermúdez vai reunir-se com o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Fernando da Piedade Dias dos Santos, ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa, o secretário-geral do MPLA, Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, entre outras entidades.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975 e um ano depois assinaram o Acordo Geral de Cooperação, na base do qual foi instituída a Comissão Bilateral de Cooperação Angola-Cuba.

A cooperação entre os dois países abrange áreas como o Parlamento, Defesa e Segurança, Urbanismo e Habitação, Construção Civil e Obras Públicas, Sistema Judicial, Educação, Ensino Superior, Ensino Especial e Alfabetização, Energia, Transportes Aéreos, Ambiente, Cultura, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Petróleo, Indústria e Geologia e Minas.

A República de Cuba é um país insular, localizado no mar das Caraíbas (continente Americano) que faz fronteira a Norte, com os Estados Unidos da América e a República das Bahamas, a Oeste, com o México, a Sul, com as Ilhas Caymão e Jamaica, e a Sudeste, com o Haiti. Havana é a maior cidade e a capital do país, sendo Santiago de Cuba, a segunda maior. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA