Presidente Eduardo dos Santos viajou para Namíbia

Presidente José Eduardo dos Santos (ANGOP)
Presidente José Eduardo dos Santos (ANGOP/Arquivo)
Presidente José Eduardo dos Santos (ANGOP/Arquivo)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, viajou na manhã de hoje (sexta-feira), para cidade de Windhoek, onde vai participar nas actividades alusivas ao festejo do 25º aniversário da independência nacional da Namíbia.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado angolano recebeu cumprimentos de despedida do Vice-Presidente, Manuel Domingos Vicente, acompanhado de membros do governo e altos funcionários da Presidência da República.

Para o mesmo efeito, na tarde de quinta-feira, uma delegação multi-sectorial angolana, liderada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa, deslocou-se igualmente para Namíbia, para participar na festa de aniversário daquele país africano, a assinalar-se a 21 de Março.

Integram a comitiva governamental, os ministros das Relações Exteriores, Georges Chicoty, do Ensino Superior, Adão do Nascimento, o Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente, Sérgio de Sousa e Santos, e o Director do Gabinete de Quadros da Presidência, Aldemiro Vaz da Conceição.

A delegação participa ainda na investidura do novo Presidente da Namíbia, Hage Geingob, vencedor das últimas eleições realizadas pela quinta vez na história daquele país da África Austral.

A República de Angola e da Namíbia tem cooperação bilateral nos domínios da Defesa e Segurança, Transportes, Energia e Água, Saúde, Petróleo, Turismo, Pesca, Agricultura, Finanças, Geologia e Minas, entre outros sectores.

A República da Namíbia tornou-se independente no dia 21 de Março de 1990.

A Namíbia é um Estado membro da Organização das Nações Unidas (ONU), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), União Africana (UA) e da Commonweath. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA