OGE 2015 Revisto tem ‘almofada’ de 600 mil milhões Kz

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

Caso o barril do petróleo se situe nos 60 USD este ano, como prevê o FMI, e não nos 40 USD considerados pelo Executivo, as receitas públicas ficarão 602 mil milhões Kz acima do projectado na revisão do Orçamento.

O Orçamento Geral do Estado (OGE) 2015 Revisto tem uma almofada da ordem dos 600 mil milhões Kz, caso a cotação do barril de petróleo se mantenha aos níveis actuais, próximos dos 60 USD, de acordo com cálculos do Expansão a partir de dados oficiais.

A proposta de revisão do OGE 2015 aprovada na generalidade pela Assembleia Nacional – e actualmente em discussão na especialidade – foi elaborada com base num preço do barril de petróleo de 40 USD o barril, contra os 81 USD do OGE inicial.

De acordo com as projecções do Executivo constantes do OGE 2015 Revisto, num cenário de 40 USD o barril, as receitas petrolíferas ascenderão a 1,039 biliões Kz. O preço de 40 USD o barril é considerado um preço conservador. Por exemplo, o Fundo Monetário Internacional aponta para um preço médio de 60 USD o barril em 2015. (expansao.ao)

Por: Carlos Rosado de Carvalho

Continue a ler este artigo na edição impressa, disponível sexta-feira nas bancas

DEIXE UMA RESPOSTA