Obama cumprimenta Netanyahu por vitória nas eleições israelitas (Casa Branca)

(Foto de BRENDAN SMIALOWSKI/AFP)
(Foto de BRENDAN SMIALOWSKI/AFP)
(Foto de BRENDAN SMIALOWSKI/AFP)

O presidente americano, Barack Obama, telefonou nesta quinta-feira para o primeiro ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para parabenizá-lo pela vitória nas recentes eleições legislativas, após uma campanha que azedaram as relações entre os dois aliados.

Obama falou com o líder israelita”para cumprimentá-lo pelo sucesso de seu partido em conquistar uma pluralidade de assentos na Knesset [Parlamento]”, informou o Conselho de Segurança Nacional.

Durante a ligação, Obama destacou a “profunda e duradoura aliança” com Israel.

“O presidente enfatizou a importância que os Estados Unidos dão à nossa estreita cooperação militar, de inteligência e segurança com Israel, o que reflecte a profunda e duradoura aliança entre os dois países”, acrescentou.

As relações entre os dois países foram postas à prova por Netanyahu quando ele disse na campanha eleitoral que se oporia à criação de um Estado palestino, que foi o ponto de partida de inúmeras rodadas de negociações de paz no Oriente Médio.

Obama esperou dois dias após as eleições legislativas em Israel, nas quais Netanyahu saiu vencedor, para dar seu rotineiro telefonema de parabéns.

A Casa Branca informou que, durante a conversa, Obama “reafirmou o compromisso de longo prazo dos Estados Unidos com uma solução de dois Estados, que dé lugar a um Israel seguro juntamente com uma Palestina soberana e viável”.

Desde as eleições, Netanyahu tem revisto sua retórica de campanha, mas a Casa Branca declarou deliberadamente que revisará suas políticas de apoio a Israel nas Nações Unidas. (afp.com)

DEIXE UMA RESPOSTA