O valor da Informação

AIRES KAPAIA Director Geral da Even IT (Foto: D.R.)
AIRES KAPAIA Director Geral da Even IT (Foto: D.R.)
AIRES KAPAIA
Director Geral da Even IT
(Foto: D.R.)

A utilização de meios tecnológicos por parte das empresas tem conhecido, ao longo dos últimos anos, um crescimento muito rápido e constante. De tal forma que as empresas sentiram a necessidade de se readaptarem a este novo paradigma tecnológico para darem um novo avanço aos seus negócios. A cada dia que passa, as empresas estão mais dependentes dos seus sistemas informáticos e da maneira como toda a informação está armazenada e é processada através dos seus meios computacionais.

Esta informação tem valor, é um activo importante e muitas das vezes crucial nas tomadas de decisão, pelo que deve permanecer protegida e segura. Actualmente, o acesso à informação está mais fácil, o que faz com que os dados das empresas fiquem cada vez mais expostos a certo tipo de ameaças e ataques informáticos. É aqui que entra o tema da segurança da informação a fim de garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade de sistemas e dados através da adopção de políticas e procedimentos que devem ser prioridade regular nas empresas.

O desenvolvimento de uma política de segurança bem estruturada em conjunto com um código de ética pode evitar muitos inconvenientes. Com o grande número de vírus e outros mecanismos de captação de dados via internet, as empresas precisam de estar atentas a qualquer abertura que possa deixar o sistema vulnerável, adequando as suas necessidades de segurança para que no futuro consigam defender tecnologicamente o seu património.

Embora possamos dizer que não existe segurança absoluta, é fundamental agirmos no sentido de descobrir quais os pontos vulneráveis e avaliar os riscos e impactos para rapidamente providenciar uma eficaz segurança da informação. Uma vez identificados quais os riscos a que as informações estão expostas deve-se imediatamente iniciar um processo de segurança física e lógica, com o intuito de alcançar um nível aceitável de segurança. E quando falo num nível aceitável de segurança, refiro-me ao ponto em que todas as informações devem estar guardadas de forma segura.

A segurança da informação é, hoje, uma ferramenta essencial para o alcance do sucesso nos negócios de toda a organização. Gerir activos, informações, recursos e utilizadores, de forma confiável e íntegra, estruturada e sustentável é o grande desafio que se coloca tanto aos profissionais da área como aos gestores. Neste capítulo, o Ministério das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação tem desempenhado um importante papel, ajudando a dinamizar a estratégia traçada pelo Governo angolano na tarefa de evoluir em matéria de tecnologias e sistemas de informação, assim como continuar a crescer e a investir em resposta ao desenvolvimento da economia angolana. (jornaldeeconomia.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA