Navios de guerra dos EUA estão prontos para atuar no Iêmen

(AFP 2015)
(AFP 2015)
(AFP 2015)

Dois navios de guerra americanos baseados no Mar Vermelho estão prontos para responder à situação no Iémen.
Segundo o Comando Central dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira, o Departamento de Defesa vem monitorando de perto as acções dos rebeldes houthis.

Na quarta-feira, a Arábia Saudita anunciou o início de uma operação militar contra os houthis, que actualmente controlam grande parte do território do Iémen, incluindo a capital Sanaa. Militantes houthis inclusive já capturaram muitas armas em sítios militares do país.

Bahrein, Catar e Egipto e outros estados também participam da coligação liderada pelos sauditas. As nações do Golfo afirmam que a campanha é uma resposta a um pedido do presidente do Iémen, Abd Rabbuh Mansur Hadi.

Também na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou apoio logístico e de inteligência americano em operações no Iémen. Os EUA estão estabelecer uma célula de planeamento conjunto com a Arábia Saudita para coordenar esforços.

Os militantes houthis forçaram o presidente Hadi a deixar o governo e renunciar no fim de Janeiro. Hadi ficou em prisão domiciliar em Sanaa antes de fugir para Aben, em Fevereiro, quando negou sua renúncia. (sputniknews.com)

DEIXE UMA RESPOSTA