Navio americano em Luanda para reforçar cooperação militar

SPEARHEAD (wikipedia.org)
SPEARHEAD (wikipedia.org)
SPEARHEAD (wikipedia.org)

O navio SPEARHEAD da marinha de guerra dos Estados Unidos da América (EUA) atracou na manhã desta terça-feira, no Porto de Luanda, no quadro de uma visita que visa o reforço da cooperação militar entre os dois Estados e a segurança no Golfo da Guiné.

Numa conferência de imprensa, o comandante da embarcação, Matthew Flemming, informou que a missão é designada “Estação parceria África” e conta com uma tripulação composta por civis e militares.

Disse que o principal objectivo é o de reforçar a cooperação e garantir que o mar angolano e do Golfo da Guiné sejam livres de actividades ilícitas, como a pirataria e o crime organizado.

Explicou que, até sábado, uma série de actividade serão desenvolvidas e, entre estas, estão treinos conjuntos entre as marinhas de Angola e EUA, com a participação das forças navais de Espanha e do Reino Unido.

Programa prevê ainda actividades lúdicas e culturais entre os militares das quatro nacionalidades, visando reforçar a confiança e a interacção entre a tropa.

Explicou que as acções são parte da preparação do exercício internacional para a segurança do Golfo da Guiné, denominados “Bengany Express”, marcados para finais deste mês, na região do Golfo da Guiné.

O adido de defesa americano, Mattew Sousa informou que vão participar no “Bengany Express” 12 países africanos, nove europeus e dois de América.

Declarou que o mais importante é a cooperação internacional no combate aos crimes como a pirataria que, “infelizmente, continuam”, variando de país para país.

Já porta-voz da Marinha de Guerra Angola, o capitão-de-mar-e-guerra, Narciso Júnior, considerou tratar-se de ensaios para o entrosamento das várias marinhas pela segurança do Golfo da Guiné.

Narciso Júnior afirmou que a formação desta semana com a tripulação do navio SPEARHEAD vai envolver fuzileiros navais angolanos, americanos, espanhóis e britânicos. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA