Namíbia: Novo Presidente namibiano toma posse

Hage Geingob (dw.de)
Hage Geingob (dw.de)
Hage Geingob (dw.de)

O novo Presidente da República da Namíbia, Hage Geingob, tomou posse hoje (sábado), numa cerimónia decorrida no Independence Stadium ,Windhoek, Khomas Region, em substituição de Hifikepunye Pohamba.

Esta cerimónia, que igualmente marca as celebrações dos 25 anos de independência da Namíbia, é testemunhada pelo Presidente Angolano, José Eduardo dos Santos, e seus homólogos dos Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) de que a Namíbia também faz parte, além de outras individualidade.

Durante a cerimónia, o Presidente cessante passou o testemunho ao novo Chefe de Estado, colocando sobre os seus ombros o colar, símbolo do poder do Estado, um gesto que foi seguido por fortes aplausos dos namibianos que testemunham o acto.

Após este procedimento protocolar, Hage Geingob prestou juramento e fidelidade à Pátria, tendo, posteriormente, assinado o compromisso de honra do termo de posse e recebeu o martelo, símbolo do poder.

Hage Geingob, candidato da SWAPO, partido no poder na Namíbia, sucederá o actual Chefe de Estado namibiano, Hifikepunye Pohamba, que cumpriu já dois mandatos e foi declarado vencedor do escrutínio presidencial com 772 mil e 528 votos, correspondentes a 77,16 % dos votos, de acordo com os resultados oficiais anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral (ENC). (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA